segunda-feira, 4 de abril de 2016


                                        Web design


Web Design é uma extensão da prática do design gráfico, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web.
O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informaçãoprogramaçãoergonomia,[1] usabilidade, acessibilidade entre outros.
A preocupação fundamental do web designer é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da pessoa em destaque interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.

Planejamento estratégico

Como todo trabalho de design, ele é um projeto, e necessita uma análise informacional, a partir de um briefing. Detectar corretamente o objetivo do projeto é essencial para um bom planejamento, de modo que as ações sejam tomadas de forma correta.
É sempre necessário definir o público alvo do site, o objetivo, os serviços oferecidos, o diferencial para o público. A partir desses e de outros elementos que sejam especificamente relevantes ao projeto, será definida a estrutura do site (Arquitetura de informação), a tecnologia empregada e o layout.

Estrutura do web design

A estrutura, também conhecida como arquitetura de informação, do site deve contemplar seu objetivo, tornando a experiência do usuário a mais confortável e fácil possível, chamamos isso de usabilidade. Deve-se planejar a estrutura de forma que o usuário obtenha facilmente a informação ou serviço desejado. Hoje em dia são inúmeras as formas que um site pode adquirir e a criatividade continua ser o grande diferencial na produção de web.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_design#Estrutura_do_web_design

As interfaces da internet melhoraram muito, principalmente na última década e essa melhora é atribuída, entre outros motivos, aos trabalhos de web design. Uma das funções de um web designer é desenhar interfaces que atraiam o usuário e que, além disso, seja de uso fácil. Para exercer essa carreira tão ampla, que envolve a criação de web sites, é necessário entender sobre a elaboração de projetos e desenvolver interfaces que correspondam com as informações que o cliente forneceu sobre os objetivos do site, o que ele quer informar, como esta informação se transformará em uma comunicação eficiente, quais as estratégias para atingir o público-alvo e como esta interface pode ter maior usabilidade. Esta profissão envolve a criação de layouts, banners, projetos, scripts e melhoramento da estrutura dos sites. 
Alguns programas utilizados por um web designer
Os softwares mais utilizados pelos web designers são o Adobe Photoshop, Fireworks e Illustrator para geração de imagens; Adobe Dreamweaver para trabalho com CSS e linguagens de marcação. Há também a alternativa de se usar um editor de imagem gratuito como o GIMP. Animações interativas exigem o Adobe Flash.

http://www.portaleducacao.com.br/iniciacao-profissional/artigos/71934/o-que-
faz-um-web-designen






Nenhum comentário:

Postar um comentário